O professor visto como psicólogo

Seria excelente que todos os grupos de dança pudessem contar com um psicólogo integrando sua equipe de apoio e planejando junto ao professor, o preparo psicológico dos dançarinos. Como a Preparação psicológica é o conjunto de métodos que permitem o psicólogo ou professor programem de maneira eficiente as atividades de preparo psicológico.


A preparação psicológica faz parte do treinamento dos dançarinos ajudando-o a suportar as atividades exaustivas, as limitações das horas de lazer, à ânsia pela vitória.

A dança, sendo levado em conta o caráter psicológico do indivíduo, tem o compromisso de ajudar o dançarino a encontrar sua naturalidade interior e a espontaneidade original, experimentando novas formas de comunicação, buscando proporcionar o equilíbrio emocional realidade dos grupos de danças não é exatamente a esperada, cabe ao professor desempenhar a tarefa de psicólogo, por isso, é fundamental, por parte do professor, uma compreensão do desenvolvimento do aluno.


É de suma importância que se tenha consciência de que ao se trabalhar a dança voltada para a competição sempre teremos reações inesperadas, pois o ser humano apresenta diferentes aspectos psicológicos quando exposto a avaliação do seu desempenho. Baseado nessas reações é que devemos dividir o preparo psicológico dos dançarinos da seguinte forma:


• Preparo psicológico de treinamento;


• Preparo psicológico de competição;


• Preparo psicológico de pós-competição.

Preparo psicológico de competição


Principais características:


  • Tensão pré-competitiva, ansiedade, medo, insegurança.


Sugestões:


  • Desenvolver a técnica dos dançarinos de forma que nenhum movimento não seja compreendido, sanar todas as possíveis dúvidas.


Dançarino exposto ao período que antecede a competição e dançarino dentro da competição


Principais características:

  • Tensão competitiva, a ansiedade com o sorteio, equilíbrio entre emoção e técnica, influência do publico, reações do corpo, adrenalina.


Sugestões:


  • Trabalhar o autocontrole, lembrar que o sorteio não define o campeão e sim com quais danças você será campeão, desenvolver a sensibilidade ao público sem afetar o seu desempenho técnico.

Fonte:


Danças Folclóricas & Tradicionais Gaúchas – Uma Proposta Pedagógica    Toni Sidi Pereira e Jefferson Camillo.




​​​​​​​

e-book danças folclóricas & tradicionais gaúchas  gaúchas

confira o conteúdo do E-book

leia também: