a mulher gaúcha

a mulher gaúcha 

No Rio Grande do sul a mulher teve um papel importantíssimo, durante as sucessivas guerras que aconteceram neste Estado. Enquanto os homens lutavam foram, elas que tomaram conta dos filhos e das estâncias. Em outros estados do Brasil as mulheres viviam em segundo plano, afastadas do ambiente do trabalho, porém entre os gaúchos elas puderam participar das atividades da estância, e, muitas vezes aplaudindo as proezas de seu pai, de seus irmãos, de seu noivo, em rodeios. É claro que, no Rio Grande do Sul, a mulher também viveu consequências do princípio universal da divisão entre homens e mulheres, mas no comparativo com outros estados a mulher gaúcha teve uma participação bem mais expressiva.

“As senhoras assistem também a esses divertimentos, como em indispensável e o mais apreciável ornamento da festa; elas se apresentam ou a cavalo ou em carrinhos; distribuem-se e vão assentar-se sobre um declive relevado de algum terreno elevado, d’onde podem presenciar tudo sem serem incomodadas (...)” (DREYS,Nicolau. 1817)


Também existem descrições das mulheres que participavam das esquilas desempenhando o papel principal e outros relatos da participação ativa das mulheres em bailes e reuniões. Uma das características marcantes do povo gaúcho sempre foi o respeito à mulher.

DOM CAMILO E TONI PEREIRA.

​​


​​​​​​​

My Image

Quer baixar o texto em PDF clique no botão:​​​​​​​

leia também:

My Image
My Image

leia também:

My Image

movimento matéria prima da dança

baixe grátis o e-book planejamento estratégico

My Image
My Image

conheça o canal no youtube

e-book danças folclóricas & tradicionais gaúchas

My Image
My Image
My Image
My Image

DEIXE SEU COMENTÁRIO